quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O congresso derruba decreto da presidenta Dilma




O decreto 8.243 da presidenta Dilma que institui o PNPS (Política Nacional de Participação Social) foi derrubado pela câmara dos deputados e muita gente nas redes sociais está festejando a vitória da democracia sem saber do que trata o decreto. O decreto não cria novos conselhos, o decreto não dá poderes deliberativos, somente dá os parâmetros a seguir na criação de novos conselhos e que os ministérios e órgãos institucionais devem ter um plano anual para mostrar como estão lidando com os conselhos.  Ao contrário do que muita gente diz por aí esse decreto não é uma ameça à democracia, pelo contrário é uma ampliação da democracia que visa ter maior participação popular nos meios ditos democráticos. Esse é um caminho para a democracia participativa, que foi inaugurada pela ala progressista da Igreja Católica e depois abraçada pelo PT, um dos grandes entusiastas da democracia participativa foi o advogado católico e ex-governador do estado de São Paulo, André Franco Montoro que também foi fundador do PSDB (se as almas são imortais ele deve estar sofrendo um profundo desgosto e decepção com o partido que fundou). Se você quiser saber mais sobre o assunto você pode ler o texto de Luiz Carlos Bresser Pereira, clicando no link a seguir Democracia Participativa.

Enfim, a Dilma não criou novos conselhos e tampouco quer acabar com a representatividade dos deputados, quem afirma tal são os deputados mal-intencionados (a maioria deles o é) e gente boçal que passa o dia todo no facebook e twitter reproduzindo discursos doentios do Rodrigo Constantino, do Reinaldo Azevedo e de outras criaturas toscas que assombram o país com suas mentiras e seus delírios.

Muito me espanta o pessoal do Movimento Passe Livre e outros movimentos que saíram às ruas nas manifestações de junho por causa dos R$ 0,20 mas se quer moveu as nádegas do sofá para protestar contra os parlamentares que não aceitam que haja participação popular na "democracia". As pessoas ficaram enlouquecidas por R$ 0,20 mas ficam tranquilas  contra os atos que são feitos contra o povo. Realmente não consigo entender esses movimentos sociais.

Aí depois vêm os sábios e entendidos do facebook dizer que a Dilma não governou, que não fez nada, que é corrupta e o diabo-à-quatro, mas esse "cidadão", "cidadã" não toma conhecimento do que faz a câmara dos deputados e o senado. Dilma nem tomou posse do 2º mandato e a câmara dos deputados já estão tentando prejudicar o seu governo. Se derrubaram esse decreto é evidente que a maioria dos deputados vai barrar a reforma política até porque ano que vem o congresso vai se tornar ainda mais conservador.

Pois é, os inimigos, os verdadeiros inimigos são o congresso e o senado que impedem avanços sociais, políticos e econômicos, é preciso parar de criticar o executivo e ver o que faz o legislativo.

Nenhum comentário: