quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Da ineficiência da democracia representativa




Não, eu não acredito na eficiência da democracia representativa mas antes que alguém pergunte: Então por que você vai votar na Dilma? Eu votarei para tentar frear um pouco o neoliberalismo e o conservadorismo do congresso, pois ao contrário do jargão das 1ª candidatura do Tiririca: pior que tá não fica, eu acredito sim que a política pode ficar pior e quem vai sofrer as consequências são as camadas mais pobres da população.

Antes que me venham dar lição de moral adianto, eu sei que todos ou quase todos os partidos políticos são corruptos, sei que o PT se metamorfoseou em outra coisa, que se tornou um partido fisiológico, sei que os banqueiros tiveram grandes lucros no governo Lula, mas sei também que graças ao PT o Brasil saiu do mapa da fome, que muitos jovens estão tendo acesso às universidades, coisas essas que não se viam em governos anteriores, com isso não estou defendendo o PT, o PT está longe de ser um bom partido, longe de ser um partido honesto e verdadeiramente socialista.

Respeito quem vai abster-se de votar mas espero que me respeitem também e que não me venham rotular como fazem certos anarquistas cujo anarquismo se resume no mantra: anarquista não vota! E isso repetido acaba se tornando uma "verdade incontestável". E, claro se o anarquista não pode pensar por si mesmo, se ele tem que se ater aos catecismos e livros sagrados do anarquismo então ele também faz parte de um rebanho porque não pensa apenas reproduz o que os outros pensam e há mesmo quem tenha medo de declarar votos por temer a excomunhão.

O não votar tradicional da maioria dos anarquistas não vai levar a uma transformação social da sociedade, não vai provocar uma revolução, pelo contrário levará um partido que vai endurecer ainda mais a vida das massas sofridas. Levará um governo moralista a esquecer do movimento LGBT, e esquecer também a pauta da questão do aborto que interessa um parte da sociedade brasileira.  Aí algum libertário poderia perguntar-me: Mas não é tudo igual? E autoridade não é autoridade? Ao que eu responderia: Não, não é tudo igual, tanto é que o Movimento das Mães de Maio que é movimento social apóia a candidatura da Dilma não porque seja boa, mas porque o Aécio será pior no trato com os movimentos sociais. As periferias também votarão na Dilma. E o nordeste praticamente todo também votará na Dilma, por quê? Alguma coisa tem né? Parece que os mais pobres sabem a diferença entre um candidato e outro pois eles sentem na pele as agruras pelas quais passam, diferente de anarquistas que são boas vidas e já tem suas vidinhas ganhas.

É evidente que votar não vai transformar o Brasil numa potência mundial, o voto não acabará com o autoritarismo, com a opressão e com as classes: burguesia e o proletariado, mas ao menos esta última não sofrerá tanto e ainda poderá conquistar um ou outro direito.

O que de fato levará a sociedade a mudar é a boa educação, pois educando-se nossos jovens no amor à liberdade, ensinando-lhes a pensar por si mesmos teremos uma sociedade que poderá se levantar contra o Estado e destruí-lo.

Um comentário:

Domingos disse...

Como não tenho a Democracia que quero (direta) e sei que não será criada com um estalar de dedos devo trabalhar com a realidade que tenho para que não se torne ainda pior.

Com Platão não vejo como as coisas possam se tornar melhores caso os honestos e virtuosos omitam-se mas vejo como podem tornar-se de fato piores.

Devido a problemas de ordem estrutural, governabilidade, congresso, etc o PT deixa de fato muito a desejar.

No entanto caso compare-mo-lo com o governo anterior do PSDbosta sob FHC, parece-nos bastante superior em todos os sentidos: respeito pela CLT, fim do arroxo, investimento em programas sociais de inserção, ampliação de direitos de liberdades humanas, autonomia face aos EUA, fim das privatizações, diminuição da fome e da miséria, etc

Neste sentido Aécio e o PSDbosta representam um retrocesso porque a nação não pode nem deve passar. Um passado que deve ficar no passado apenas...