segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Balanço das eleições





As eleições terminaram, a presidenta foi reeleita e o que ficou de lição? Vamos analisar? Convido o(a) amigo(a) leitor(a) a acompanhar meus raciocínios e análises.

Tese 1, o PT venceu as eleições presidenciais apesar do apoio que o Aécio recebeu da rede Globo, da Veja, do Estadão e de outras mídias venais e de políticos presidenciáveis que caíram no 1º turno, Eduardo Jorge, pastor Everaldo, Levy Fidelix e Marina Silva, praticamente sozinho o PT venceu o gigante da oposição e isso mostra uma coisa: que o povo já não acredita tanto nas mídias convencionais/tradicionais, grande parte do povo prefere investigar por si mesmo as notícias veiculas pela imprensa tradicional. Mesmo eu não sendo petista, tenho que admirar a organização do PT e de sua militância, não foi fácil vencer as eleições com tantos adversários e até mais poderosos que o PT.

Tese 2, os coxinhas reacionários fizeram de sua campanha e de sua pós-campanha, uma campanha de ódio, mentira e terrorismo eleitoral, o ápice do ódio se deu com várias pessoas postando textos  xenófobos, o coronel Telhada por exemplo está incentivando o separatismo.

Tese 3, o pessoal da direita já está falando em derrubar o governo democraticamente eleito e afirmando que o PT é comunista.

Tese 4, Brasil elegeu o congresso mais conservador desde 1964, o que reflete a mentalidade de uma parcela do povo, ou seja, o Brasil está mais conservador.

O Brasil está ficando mais reacionário, é um tipo novo de conservadorismo, já não é aquele conservadorismo puro contra o socialismo e a adesão ao fascismo nos moldes do integralismo, se bem que ainda há adeptos dessa forma de fascismo. Esse novo conservadorismo está associado ao Estado mínimo, isto é ao neoliberalismo, a meritocracia que é o método de vencer na vida pregada pelos anarco-capitalistas. Dialeticamente falando os reacionários se metamorfosearam para se adaptar aos novos tempos, eles conservam uma mistura de Estado mínimo ao contrário da forma fascista original, são xenófobos, isso eles conservaram em sua pauta e golpistas.

Evidentemente os reacionários admitem a democracia apenas quando é vantajosa para si, quando não é vantajosa eles mentem, caluniam, trapaceiam e até falam em intervenção miliar, fazem a marcha de deus com a família e outras aberrações do gênero. Como se vê pelas teses a direita não é nada honesta, só foi a Dilma ganhar que eles começaram com seus textículos racistas e xenófobos, começaram a falar em separatismo, em dar um golpe de Estado e outras coisas mais.

O PT não é um partido socialista e tampouco dos trabalhadores mas é um partido que tem ajudado milhões de brasileiros apesar de seus erros, omissões para com os índios e também com os movimentos sociais e LGBT. Se apenas sendo um partido reformista e tendo uma grande dificuldade para se manter no poder devido a marcação cerrada por parte de seus adversários políticos e ideológicos o que não falar então de partidos mais progressistas? O que falar então do anarquismo que ensina o fim do capitalismo e do Estado?

Eu votei na Dilma para tentar barrar um pouco a onda neo-conservadora que está grassando pelo país, e para que os trabalhadores não sejam assim tão espezinhados. Também tenho consciência de que a Dilma terá mais dificuldade para governar porque o congresso está mais reacionário do que nunca e sei também que vai ter que comprar certas bancadas para ver seus projetos aprovados, faz parte da nossa democracia de faz de conta.

Como tenho dito e escrito inúmeras vezes eu gostaria sim de ver um mundo sem governo, sem explorado e sem exploradores mas temos um longo caminho pela frente, é preciso que os anarquistas, libertários e todas as pessoas de boa vontade se unam para se inserir nos movimentos sociais, nas periferias e assim fazer de trabalho de base, pois para o povo se emancipar a si mesmo, ele precisa se instruir através de uma educação racionalista, livre das superstições religiosas e dos preconceitos patrióticos que fazem tantos imbecis entre o povo.

Nenhum comentário: